Onde Encontrar Excelentes Leilões e Como Identificar e Evitar Sites de Leilão Falsos: Um Guia Prático
No Brasil, a procura por leilões cresceu muito a partir de 2020 devido ao isolamento social imposto pela covid-19, levando as pessoas a buscarem novas formas de gerar renda e a compra em leilão se tornou uma dessas formas.
Junto com o aumento do interesse das pessoas em investir por meio de leilões, surgiram dezenas de sites falsos de leilão e, infelizmente, muitos acabaram sendo vítimas.
Somente no segundo semestre de 2022, foram detectados cerca de 3.000 sites falsos de leilão. Atualmente, a quantidade de leiloeiros oficiais devidamente habilitados pelas juntas comerciais no país é de aproximadamente 1800 profissionais.
Fique sabendo em primeira mão onde acontece os melhores leilões! Cadastre seu e-mail e receba nossa agenda de leilões.
Podemos observar que só no segundo semestre de 2022, existiam cerca de 1,66 site falso de leilão para cada site confiável de leilão. Ou seja, existem mais sites falsos do que verdadeiros. Portanto, a probabilidade de você acessar um site falso é grande e acabar caindo no golpe do leilão.
A seguir, vamos dar algumas dicas valiosas de onde encontrar informação de qualidade e como identificar e evitar sites falsos.
Comece sua busca por leilão verificando os sites das juntas comerciais:
Pesquisar um site de leilão pela internet não é o caminho mais aconselhável, tendo em vista o grande número de sites falsos.
Atualmente, cerca de 90% dos leilões são conduzidos por leiloeiros oficiais regularmente habilitados. A autarquia que fiscaliza a atividade de leiloeiros é a junta comercial do seu estado.
Portanto, o primeiro passo caso queira pesquisar um site de leilão confiável ou confirmar se um leiloeiro está regularmente habilitado a exercer a profissão é acessar o site da junta comercial.
As juntas comerciais disponibilizam em suas páginas a relação de todos os leiloeiros habilitados, com endereço, site e telefone. Esses dados são atualizados anualmente.
Esta primeira dica aumentará muito as chances de você não acessar um site falso.
Os outros 10% são leilões extrajudiciais realizados por empresas gestoras de leilões, mas a grande maioria delas possui vínculo com algum leiloeiro habilitado.
Uma dica para esses casos é pesquisar o CNPJ da empresa junto à Receita Federal, verifique o tempo de atividade dela, bem como a autenticidade de seu site.
Uma ferramenta que poderá ajudar é o registro br acesse Digite o site da empresa que está realizando o leilão que você encontrou. Verifique se os dados que aparecem na consulta coincidem com os descritos no site. Quanto mais novo o domínio da empresa, mais você precisará tomar cuidado. Você também poderá usar este site Leilão Seguro para consultar o endereço eletrônico, abaixo explico melhor como usar.
Leia Também:
- Leilões Extrajudiciais e Judiciais : Entenda a diferença e as Vantagens e Desvantagens na Compra de Bens
- Investir em Leilões: A Forma Mais Segura e Acessível de Enriquecer
- Esqueceu o dia do leilão? Resolva isso em apenas 3 passos
Pesquisar edital de leilões nos diários oficiais:
Outro local seguro para pesquisar leilões é nos Diários Oficiais da União, Estados e Municípios e do Poder Judiciário. Contudo, isso pode se tornar muito confuso e cansativo para realizar a pesquisa, tendo em vista a grande quantidade de publicações dos mais diversos assuntos que são realizadas todos os dias nestes diários, como também cada diário possui uma configuração diferente, o que dificulta ainda mais o trabalho de pesquisa.
Todos os dias nós disponibilizamos em nossa página inicial milhares de editais de leilões, estes editais de leilões são extraídos direto dos Diários Oficiais disponíveis no país, garantindo assim a qualidade dos leilões disponibilizados e ajudando você a não cair no golpe do leilão, acesse.
Identificando sites de leilões falsos: O que observar?
Os criminosos muitas vezes clonam sites de leilões confiáveis, copiando o layout do site nos detalhes e cores do site verdadeiro. Também criam endereços eletrônicos similares ao original, mudando apenas a extensão no final de .com.br para .com, .net, .org ou alterando uma letra no nome do site do leiloeiro.
Aqui, vale a sua leitura atenciosa do endereço eletrônico do leiloeiro. Se o site que você acessou está diferente do disponibilizado na página da junta comercial, ligue para o leiloeiro e confirme o site dele. As juntas comerciais também disponibilizam os telefones e e-mails dos leiloeiros.
Observe as fotos dos bens e detalhes:
Seja um leilão judicial ou extrajudicial, o leiloeiro precisa fornecer dados suficientes para a consulta dos interessados. Em caso de veículos, número da placa, renavam, chassi, localização do bem, etc. Se algumas dessas informações forem negadas a você, fuja!
Desconfie de fotos de veículos muito novos, onde a placa foi ocultada. Geralmente, os criminosos colocam fotos de carros zero quilômetro nos sites de leilões, na tentativa de induzir a vítima a oferecer lance no bem.
Fique atento aos valores muito baixos:
Desconfie de valores muito abaixo do mercado. Este é um dos principais atrativos dos sites falsos de leilão, que utilizam preços baixos para atrair as vítimas. Lembre-se, se a oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é falsa. Pesquise o valor de mercado do bem e compare com o valor do leilão.
Solicite o edital de leilão:
O Edital de leilão é um documento muito importante para o arrematante, pois é lá onde constam todas a informações do bem que será leiloado, como também todas as regras do leilão, ele é a sua segurança caso após o leilão você tenha problemas, nele constam seus direitos e deveres.
Vá visitar o bem antes de ofertar seu lance:
É dever seu ir vistoriar o bem antes de ofertar seu lance. Isso vale para evitar cair no golpe do leilão, como também vale para poder fazer uma boa compra, pois nem sempre, mesmo com desconto, o bem vale o preço que estão oferecendo.
Evite pagamento antecipado e preste atenção nos dados para pagamento:
Independente se é leilão judicial ou extrajudicial, você só pagará se o seu lance for o vencedor. Nunca realize pagamento antecipado, de valor nenhum.
Verifique as informações contidas nos boletos/guias que serão enviados para você após a arrematação.
Se for um leilão judicial, o valor do bem deverá vir em uma guia de depósito judicial. Independente se for justiça estadual, do trabalho ou federal, a guia é emitida somente pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Se for um leilão judicial, e a guia/boleto vier com emissor outro banco, desconfie.
Para consultar a autenticidade da guia emitida pela Caixa Econômica Federal, acesse o link a seguir e digite o ID – Identificador de Depósito que está impresso na guia que você recebeu: Verificar validade do documento.
Para consultar a autenticidade da guia emitida pelo Banco do Brasil, acesse o link a seguir e digite o Número Identificador do Pré-Cadastramento que está impresso na guia que você recebeu: Verificar validade do documento.
Se for um leilão extrajudicial, o valor do bem poderá ser depositado na conta bancária da instituição que está promovendo o leilão ou em conta bancária em nome do leiloeiro. Caso os dados para depósito sejam diferentes, desconfie. A comissão do leiloeiro normalmente é deposita na conta dele mesmo.
Você viu um anúncio de leilão na internet e gostaria de confirmar se é verdadeiro?
Primeiro, atente-se às dicas explicadas acima. Depois, você também pode acessar o site leilão seguro Lá, eles listam alguns sites falsos de leilões. Digite o endereço do site que você encontrou no campo de pesquisa deles. Você saberá se existe alguma reclamação para o site pesquisado. Lá também, você pode denunciar site falso.
Reputação do leiloeiro e da empresa que promove o leilão:
Pesquise a reputação do leiloeiro e da empresa que está promovendo o leilão antes de ofertar um lance. Procure informações sobre leilões anteriores realizados pelo mesmo profissional/empresa e se há reclamações registradas em órgãos de defesa do consumidor.
Denuncie fraudes:
Caso tenha sido vítima de fraude em um leilão falso, denuncie o site ou o leiloeiro para a Polícia Civil ou para o Ministério Público.
Confira os principais editais de leilões da semana, acesse nossa página inicial